Como você já viu, ter um animal em seu lar, além de muito gratificante, é possível mesmo para quem vive em um apartamento. Os cães são ótimos companheiros, trazem diversos benefícios para a saúde e para quem tem filhos pequenos é uma ótima maneira de desenvolver responsabilidade e o respeito pelos animais.
Contudo, ter um cachorro em um apartamento significa garantir que mesmo com o espaço reduzido é possível garantir todas as necessidades dos animais. Além disso, o ideal é que o seu pet não represente um incômodo para os outros moradores do condomínio. Assim, é importante conhecer as melhores raças de cachorro para apartamento.
Shih-tzu
O Shih-tzu é conhecido por seus pelos longos, e pelo seu porte pequeno. Justamente por causa de seu tamanho reduzido é que ele está entre as melhores raças de cachorro para apartamento. Entretanto, sua pelagem comprida requer tosa frequente e bastante cuidado na hora da higienização para evitar mau cheiro pela casa.
Eles também são bem silenciosos, latindo pouco o que evita problemas com os vizinhos. Outra grande vantagem da raça é que esses animais ficam bem sozinhos, o que é ótimo para quem trabalha fora o dia todo. São muito dóceis e precisam de pouco espaço.
Yorkshire
Essa raça é muito comum nas casas brasileiras. Trata-se de um cão de porte pequeno, brincalhão, inteligente e companheiro. Contudo, não se trata de uma raça silenciosa. Os yorkshires costumam latir bastante e por isso requerem adestramento. Eles também são uma ótima opção para pessoas alérgicas porque sua pelagem é muito semelhante ao cabelo humano.
Buldogue Inglês
O buldogue inglês é muito conhecido por ser um companheiro tranquilo. Sua pelagem é curta e não exige escovação ou tosa. Além disso, ele é um animal muito afetuoso e ótimo para quem possui crianças em casa, já que a raça se dá muito bem com elas.
Infelizmente, a raça costuma apresentar alguns problemas respiratórios e oculares. Isso acontece devido ao formato do crânio do animal. Assim, se optar por ter um buldogue inglês em casa prepare-se para ter muita atenção à saúde do seu bichinho e leva-lo regularmente ao veterinário.
Pug
O pug também é uma raça conhecida por exigir mais cuidados em relação à saúde, também devido a problemas oculares e respiratórios. Isso acontece porque a formação do crânio dessa raça gera compressão maior nessas áreas. Ainda assim, o pug é uma ótima opção para quem vive em apartamento.
Essa raça é bastante silenciosa, além de ser bastante sociável e carinhosa. Famílias com crianças pequenas também devem considerar ter um pug já que ele é muito amigável. Contudo, trata-se de uma raça muito dependente e que requer muita atenção. Além disso, apesar do pelo curto, é importante lembrar que o pug costuma soltar bastante pelo.
Spitz Alemão
O spitz é uma raça que chama muita atenção por ser bastante peludo. Embora não seja necessário tosar a sua pelagem, é importante implementar uma rotina de escovação para evitar que o pelo embole. Trata-se de uma raça muito inteligente e também bastante agitada. Ele também exigirá adestramento já que costuma latir bastante.
O adestramento também será importante já que a raça é conhecida por sua possessividade. Mas não se deixe desanimar, o spitz alemão é um animal muito fiel ao dono e por isso sua dificuldade em socializar com pessoas estranhas.
Maltês
A raça maltesa também está na lista de melhores raças de cachorro para apartamento. Isso porque, eles se dão muito bem com ambientes pequenos e fechados. Possuem porte pequeno e adoram brincar, sendo uma ótima companhia para quem possui crianças em casa. Seu pelo exige cuidados como a tosa e a escovação. Trata-se de um companheiro afetuoso e que se adapta bem à rotina da família. Contudo, essa raça possui uma personalidade que dificulta um pouco o adestramento.
Comments