Bom dia, Aumigos!
Estamos começando esse blog pra trazer curiosidades e tirar as duvidas diárias de vocês.
Somos especialistas em cães , cuidamos do seu bichinho enquanto você trabalha , viaja ou se ausenta de casa...
Cães precisam de amor, carinho e dedicação, e isso começa desde de filhotes , por isso tenha paciência e não tiver muito tempo deixa que a gente te ensina e ajuda o seu bichinho a aproveitar melhor seu potencial animal.
Para começar, quando você adota um filhote você precisa saber qual a raça e idade que ele têm!
Peguei seu novo filho na adoção ou na rua e não sabe a raça dele nem a idade, leve-o ao veterinário.... Mas ai vai algumas dicas para entender melhor qual a sua raça:
1- Observe o tamanho e o peso dele.
§ toy (de 1 a 6 kg, com altura abaixo de 28 cm)
§ pequena (6 a 15 kg, altura de 28 a 35 cm)
§ média (15 a 25 kg, altura de 36 a 49 cm)
§ grande (25 a 45 kg, altura de 50 a 69 cm)
§ gigante (45 a 60 kg, altura acima de 70 cm)
Se o seu cachorro ainda é filhote, para saber se ele será de grande porte ou não, examine as suas patas, se elas são largas e compridas, ou não.
2- Tamanho e formato das orelhas.
Veja o tamanho e o formato delas e como estão posicionadas. Algumas raças como o Akita e o Pastor Alemão, por exemplo, apresentam orelhas pontiagudas e em pé.
Já raças como o Labrador e o Basset Hound têm orelhas caídas, o primeiro tendo orelhas triangulares pendentes e o segundo, orelhas longas e dobradas. Mas não são apenas esses os formatos de orelha de cachorro que existem.
Você sabia que há cerca de 12 formatos diferentes?
3- Formato da cabeça e focinho.
O formato e tamanho da cabeça e do focinho do seu cachorro. Há três tipos básicos de crânio: dolicocéfalo, mesocéfalo (ou mesaticéfalo) e braquicéfalo.
Os dolicocéfalos apresentam a cabeça longa e estreita com focinho comprido. Alguns exemplos de dolicocéfalos são o Border Collie, o Galgo Afegão e o Greyhound.
Os mesocéfalos, como o Beagle e o Bull Terrier, são os que possuem um crânio mais proporcional e focinho médio.
Por último, os braquicéfalos são os que possuem crânio curto e largo, apresentando focinho bem curto. Algumas raças braquicefálicas são o Bull Terrier, Lulu da Pomerânia, Boxer, Pequinês e Shih Tzu.
4- Como é o rabinho.
Atente-se para o comprimento e a forma da cauda. Alguns apresentam cauda comprida, como o Border Collie e o Doberman. Outros têm a cauda bem curtinha, como o Welsh Corgi. E há também os cães de cauda enrolada, que formam uma espécie de caracol, como o Chow Chow e o Pug, por exemplo.
É bom lembrar que algumas pessoas realizam a caudectomia (corte da cauda) em seus cães – é comum cortar a cauda de certas raças como o Boxer e o Rottweiler – mas isso não é nem um pouco natural, pois acaba diminuindo o senso de equilíbrio no cachorro.
5- Tipo da pelagem
Veja o comprimento e perceba qual é a textura dos pelos do seu cachorro. Fique atento também à cor e aos possíveis padrões, como pintas ou manchas, que a pelagem pode apresentar.
Existem vários tipos de pelagem que podem ser observadas nas diversas raças de cachorro: pelagem curta, pelagem longa, pelagem dura (ou pelo de arame) e dupla pelagem.
As texturas podem ser do tipo áspero, ondulado ou liso. As cores dos pelos podem variar bastante e geralmente cada raça possui sua própria paleta de cores.
6- O temperamento
Cada raça é única e costuma ter um padrão de comportamento.
Algumas raças costumam ser mais extrovertidas e adoram socializar tanto com pessoas, quanto com outros animais. Enquanto isso, existem raças mais reservadas e que são mais tímidas ou desconfiadas na presença de estranhos.
Há cães que podem ser corajosos e autoconfiantes, outros como o Poodle podem adorar ser o centro das atenções e serem ciumentos, alguns podem ser bem preguiçosos, assim como o Buldogue Inglês, entre outros.
Tentou todas as nossas dicas e ainda não descobriu a raça do seu pet, manda uma foto pra gente que a genet te ajudar!
Porém recomendamos sempre levar a uma clinica veterinária e fazer um teste de DNA.
Todos os cachorros pré dispõem de doenças especificas da sua raça.
Um beijauuuuuuuuuuuuuu no seu coraçãuuuu!
Comments